Apartamento PF
Porto Alegre, RS, Brasil
2020
Projeto
Arq. Ana Paula Mielke
Arq. Josué Michels
Fotografia
Marcelo Donadussi
Sabe aquela família clássica onde um escolhe e o outro aceita? Essa família era mais ou menos assim. Tendo sempre o objeto ou móvel de exceção, aquele que quem só disse "ok" para tudo e fala: "esse eu vou escolher". Nesse apartamento as exceções foram o sofá e o quadro de São Jorge.
Começamos o projeto sabendo que nenhuma parede poderia ser alterada, pois o edifício é em bloco estrutura. E isso inclui mudar pontos de elétrica e hidráulica pela parede. A estratégia então foi fazer pelos móveis e painéis.
Na cozinha, aproveitamos ao máximo os espaços para armário. Criamos uma bancada para aumentar também a "parede"para o sofá, colocamos um armário estreito e a bancada da cozinha e lavanderia uniu os dois ambientes. Para aumentar a lavanderia, puxamos o tanque para a parede da janela e assim criamos mais armário e espaço de trabalho.
Na sala colocamos diversos painéis, tanto na parede da cozinha, para emoldurar a entrada como para a televisão, para puxar os fios e não deixar aparente. No espaço de jantar, criamos um "canto alemão" com baú e gaveta para sapatos e também colocamos espelho para dar uma sensação de amplitude.
O quarto da Bele foi todo pensado para ela na fase da infância, mas já considerando que em poucos anos ela será adolescente. Usamos rosa, no fundo do quarto para criar uma moldura na cabeceira da cama e escrivaninha/penteadeira. Armários amplos e uma televisão completam o espaço que a pequena tem só pra ela.
No quarto do casal o importante era equilibrar a elegância do feminino com alguns toques masculinos. Para isso usamos uma base neutra e adicionamos detalhes em madeira escura (masculino) e dourado (feminino). Também utilizamos de um painel para a passagem dos fios da televisão e colocamos espelhos para "aumentar"o ambiente.