Poema Arquitetura
Porto Alegre, RS, Brasil
2018
Projeto
Arq. Ana Paula Mielke
Arq. Josué Michels
Arq. Ana Karina Christ
Arq. Gabriela Bertoli
Fotografia
Gabriel Konrath Fotografia de Arquitetura
Para a nossa sede procuramos por um local de fácil acesso para nós e nossos clientes, além de um condomínio moderno e com infraestrutura para reuniões e eventos que não são comportados na sala. Procuramos uma distribuição que valorizasse a grande abertura com vista para a cidade, sem grandes obstruções e que também proporcionasse uma boa iluminação natural para as áreas de trabalho e reunião.
Após a definição do layout da sala e por ser um condomínio novo, cujo não possuía piso e forro, foi necessário instalação dos mesmos. Além disso devido ao sistema de vedação do edifício ser de Drywall foi necessário realizar alguns reforços estruturais nas paredes para fixar o ar condicionado e a TV.
Pensamos em um ambiente que unisse conforto e praticidade, seguindo tendências internacionais de espaços de trabalho horizontais, sem hierarquização, com planta aberta e integrada. Priorizamos os espaços de trabalho e reuniões próximos à janela para aproveitarmos a iluminação natural, posicionamos as mesas de modo a diminuir ao máximo reflexo e ofuscamento do sol, e os espaços de trabalho foram adequadamente dimensionados para o uso diário, assim como cada estação possui os acessórios que cada indivíduo necessita, como apoio de pé, ajuste personalizado das cadeiras, suporte para CPU, entre outros.
O espaço de descontração e reuniões informais fica na entrada da sala e é onde podemos descansar ou realizar reuniões rápidas. Neste ambiente optamos por estofados confortáveis e investimos nas cores, inclusive na decoração, pois este é o ambiente mais “leve”.
Para tirar o destaque da porta do banheiro, escondemos ela em um painel ripado que também disfarça a copa. Propositalmente em cor preta a copa quase some aos olhos de quem chega, assim os espaços de serviços não ganham mais destaque do que os demais.