top of page
Pavilhão humanitário | Favo

Boa Vista, RR, Brasil

2018

Projeto

aula Mielke
Arq. Josué Michels
Arq. Ana Karina Christ
Arq. Gabriela Bertoli

Fotografia

Renderização

Através do estudo do terreno, do entorno e de ,principalmente da compreensão da importância da valorização do convívio interpessoal nos casos de emigração o grupo criou o favo.

O favo é uma estrutura, que na natureza é feita de fibras e cera, e no projeto foi pensado com vigas treliçadas metálicas e lonas tensionadas, assim como na natureza tem o formato hexagonal, que se justifica a partir da relação diagonal da fachada do terreno com a Rua Monte Castelo.

Dentro dos grandes hexágonos se distribuem vários módulos de serviço e apoio, como alvéolos, que na ocasião passam a ter formato retangular para facilitar a montagem e desmontagem. As linhas principais da estrutura se conectam com o paisagismo, criando fluidez à despeito das formas rígidas, que por sua vez facilitam a montagem dos caminhos e acessos.

O resultado estético preza pela simplicidade dos materiais em harmonia com diversas cores, que trazem aconchego ao ambiente, servindo de moldura para o espaço externo que foi valorizado e sua composição conta com dois grandes espelhos d'água, pensados para drenar o terreno em períodos de chuva e para umidificá-lo nos períodos secos.

Dentro do conceito de favo, além da apropriação da forma, foi pensado um ambiente onde todos fazem parte de um todo, os hexanos se abrem para os pátios centrais e núcleos de casas. A permeabilidade visual foi valorizada, propiciando um ambiente comunal. No hexágono da frente, foram pensados espaços da recepção, educação e assistência, como um primeiro recurso à quem ali chegar. Já no dos fundos, estão os recursos para quem ali reside, cozinha industrial, próxima da horta comunitária, refeitório, estares e, como articulação dos dois, biblioteca e banheiros.

Os alvéolos regulares que compõem á cozinha, banheiros, salas de aula, entre outros, foram pensados para propiciar praticidade no momento da execução, sendo compostos apenas por três diferentes tipos de módulo: de porta, de janela e cego. Estruturados por perfis de madeira e vedados com chapas cimentícias de 1,2 m x 2,4 m, a união destes módulos se dá através de encaixe entre os perfis de madeira e as coberturas e platibandas foram projetadas em telhas metálicas termoacústicas.

bottom of page
Josué Michels