top of page
Arcathon 2018

Porto Alegre, RS, Brasil

2018

Projeto

Arq. Ana Paula Mielke
Arq. Diego Pires
Arq. Luiza Jung

Fotografia

Renderização: Arq. Diego Pires

O projeto foi desenvolvido para o concurso de ideias Archathon RS | 2018. O desafio era soluções para o apartamento de um jovem casal apaixonado por futebol em 12 horas. O apartamento situado em um edifício que faz parte do complexo da Arena do Grêmio, em Porto Alegre, em sua planta original, possuía 3 dormitórios e área social pequena.

A principais intenções do projeto eram criar um espaço para receber e confraternizar com os amigos em dias de jogos, ou seja o apartamento como uma extensão da Arena e vice-versa, ambientar de forma a mostrar o amor pelo futebol e amor do casal e colocar o futebol como parte da rotina da casa;

A planta original era bastante fragmentada, então se propôs a demolição de alguns trechos de paredes para aproveitar melhor o espaço. O layout buscou integrar os espaços, pois acreditamos que os momentos compartilhados são os mais especiais.

A área social do apartamento - que chamamos de ÁREA DA GERAL - faz alusão ao espaço de mesmo nome reservado na Arena do Grêmio para um grupo de torcedores que assiste aos jogos de maneira vibrante e animada. A ideia foi trazer as sensações de assistir o jogo no estádio para dentro desse espaço. O elemento que estruturou o ambiente foi a arquibancada, desenhada em linhas assimétricas que remetem os passes de bola e o caminho que ela percorre dentro do campo.

Na entrada do apartamento os convidados são recebidos passando por baixo de uma estrutura de tecido tensionado, que remete à entrada dos jogadores em campo. Ao final do túnel, no hall de entrada há um espaço de exposição dos itens de coleção que marcaram a vida do casal e do time. Ao lado temos o espaço para receber os amigos que foi equipado com um telão, bar de bebidas, chopeira e cozinha integrada, permitindo que a festa seja completa e o cheirinho da pipoca tome conta do ambiente.

Já no outro setor do apartamento fica a área íntima - suíte, closet e banho do casal. Aqui, no CAMAROTE, o elemento que estrutura o espaço é a superfície de madeira que sai da base da cama e contorna as paredes e teto, remetendo à goleira. Ao fundo, o design da cortina Parametre Hunter Douglas além de trazer conforto lumínico lembra a rede ao fundo da goleira.

A materialidade base do projeto remete às de um estádio de futebol, com uso de carpete, textura cimentícia, ladrilhos hidráulicos sextavados e elementos metálicos. O uso de lâmina de madeira no elementos estruturadores traz a sensação de conforto e aconchego.

bottom of page
Josué Michels